Nos seres humanos, estamos o tempo todo sujeitos ao acometimento de doenças, sejam estas passageiras ou não, existe algumas que são graves e complicadas requerendo tratamentos prolongados e complexos, o câncer é uma delas, considerado doença grave/alta complexidade, podendo acometer o ser humano em diferentes fases da vida: na infância, na adolescência, na vida adulta e na terceira idade.
Quando surge um diagnóstico de câncer, a pessoa vivencia infinitas mudanças e transformações, desde a inicial dúvida da existência da cura, possíveis tratamentos e consequências, estigmas, limitações impostas, questionamento sobre a finitude, sendo assim, é algo que gera diversos sentimentos: medo, impotência, desespero, incerteza, que dificultam a interpretação e compreensão do momento.
O câncer é uma doença crônica que afeta o corpo (tecidos e órgãos) ocasionando transformações na vida de quem é acometido por essa patologia.
Um novo mundo lhe é apresentado com regras e situações que eles desconhecem. Há uma ruptura na historia de vida de antes da doença, mas cada pessoa recebe a notícia de forma única, sendo assim, necessita de ser cuidado e acompanhado com exclusividade.
O tratamento de câncer geralmente pode ultrapassa os limites da dimensão física, estendendo-se para as questões: psicológica, financeira, econômica, emocional, social e espiritual. Verifica, que a enfermidade afeta o ser humano na dimensão biopsicossocial e espiritual podendo mudar a vida como um todo, mudando assim suas expectativas.
Observamos que a doença impõe ao ser humano dificuldades para poder-ser, ou seja, para projetar-se no futuro, estando a sua liberdade perdida na enfermidade. Assim, o apoio psicológico faz se importante, pois pode ajudar o paciente e seu familiar a enfrentarem o desafio que lhe é imposto, o adoecer.
A psicoterapia é um processo terapêutico que busca compreender e cuidar de questões emocionais que surgem desde o diagnóstico até o pós-tratamento. A participação da família é fundamental para a recuperação do paciente, este cuidado se estende também aos familiares.
Conheça alguns benefícios da Psicoterapia:
- É um espaço de expressão e exteriorização de sentimentos;
- Ajuda a superar ou experienciar da melhor maneira possível o tratamento oncológico, para que tenham maior clareza das emoções que perpassam esse momento como: ansiedade, estresse, medo e até o estado depressivo;
- Busca tornar possível a compreensão de si mesmo e de ressignificação da doença;
- Possibilita uma melhor compreensão da doença e consequentemente uma melhor adesão ao tratamento;
- Refleti sobre a qualidade de vida do paciente e consequentemente possibilita a melhora da autoestima;
- Pode contribuir no fortalecimento e melhora das relações familiares;
- A psicoterapia possibilita a abertura e conforto para o desvelamento da singularidade de cada paciente;
- O paciente pode reconstruir novos significados, novas possibilidades de vida, ou seja, buscar ter um novo sentido de vida e de bem estar.
A Psicologia na AVACCI tem muito a colaborar para o enfretamento, a adesão e a melhoria de qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas no processo de adoecimento do câncer, seja no apoio, aconselhamento, reabilitação ou psicoterapia individual e grupal.
As intervenções faz parte de um programa interdisciplinar de atenção aos pacientes e familiares, trabalhando em equipe multiprofissional abordando a dimensão biopsicossocial e espiritual de todos os envolvidos.
Se você é um paciente oncológico ou um familiar e sente que necessita do suporte emocional, procure a AVACCI, que tentaremos lhe ajudar da melhor forma possível!
Andréia Mamede
Psicóloga CRP 04/17045
@andreiamamed